Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Projeto Dia das Crianças: JOGOS E ATIVIDADES PARA BRINCAR E APRENDER


                                                           Ser Criança

"Ser criança é acreditar que tudo é possível.

É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco

É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos

Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.

É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

               Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

                              Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
                                                                                                               Gilberto dos Reis


                                               


Projeto Dia das Crianças:
JOGOS E ATIVIDADES PARA BRINCAR E APRENDER

PÚBLICO ALVO: JD, 1º AO 5º ANO

Disciplinas Envolvidas: O Projeto é Multidisciplinar

Pesquisa e Organização: Maria Madalena Ribeiro Moleiro

Execução do Projeto: Professores do Jardim e do 1º ao 5º anos

Colaboradores: Professores da STE e Coordenadores Pedagógicos

Duração: Uma semana

Justificativa
Toda criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável. Neste sentido elaboramos este projeto com diversas atividades a fim de proporcionar lazer, diversão, entretenimento e uma socialização mais profunda e eficaz entre todos desta comunidade escolar.

OBJETIVOS

  • Oferecer às crianças uma semana com atividades diferenciadas,que valorizam a interação, a ética, a construção do conhecimento lógico e o gosto pelas manifestações artísticas;
  • Estimular a auto-estima;
  • Valorizar os direitos e deveres da criança;
  • Desenvolver a criatividade, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
  • Proporcionar boas maneiras e comportamentos adequados;
  • Despertar o Espírito solidário e fraterno;
  • Proporcionar jogos e brincadeiras.
                                                       Desenvolvimento

O Projeto terá início na primeira semana do mês de Outubro e os professores poderão trabalhar as seguintes atividades

1º Momento: Os professores debaterão em sala com os alunos textos, dados e informações sobre o dia da criança:
Como surgiu o dia da Criança
Como surgiu o dia da Criança no Brasil
     Declaração dos Direitos da Criança
    Os Deveres da Criança: NA SUA ESCOLA, EM SUA CASA e NO SEU PAÍS
 
 
2º Momento: Na Sala de Tecnologias os alunos assistirão vídeos sobre:

http://www.youtube.com/watch?v=vF_FrtxkLDU&feature=related
A Criança e os seus Direitos
Direitos da Criança
Conhecendo Estatuto da Criança e do adolescente com Renatinha
Oração da criança - Vídeo com Música
     Gibi Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente
      http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/dia-das-criancas.html
Desenhos para Imprimir e Colorir - Diversos sobre o Dia da Criança
     Palavras Cruzadas Direitos das Crianças e dos Adolescentes
    http://www.escolagames.com.br/jogos/direitoCrianca/
   Quiz sobre os Direitos da Criança e do adolescente
Em sala de aula os Professores poderão trabalhar produção de textos, interpretação e ilustração.
 
3º Momento: Na STE, para lazer e diversão, os alunos poderão acessar sites de jogos, histórias infantis e desenhos para colorir.

Sugestões de Sites


Vamos Pintar... Turma da Mônica
Jogos de meninas para colorir
Jogos de Meninas – Diversos
Jogos da Barbie – para Meninas
Jogos de Meninos – Diversos
Jogos para crianças – Diversos
Jogos Infantis - Diversos para meninas e Meninos
Jogos da Memória para meninos e meninas

  Videos Infantis - DIVERSOS
Aline Barros – Pula pula
Homenzinho Torto
Dança do Pingüim
A Bicharada
Toquinho – Aquarela
Lá vem o pato
A casa
A galinha Pintadinha
Os Três Porquinhos - O Porquinho Prático – Disney
Magali em Chapeuzinho Vermelho
Mônica e Cebolinha em: Um dia No circo
A formiguinha – Patati Patata
A formiguinha- Galinha Pintadinha

 Avaliação   
                    A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário