O Projeto “O DIA DO ÍNDIO” que tem por finalidade despertar o educando para o verdadeiro conhecimento sobre a realidade de vida dos indígenas.
Pois, somente através de uma proposta viva, é que podemos trabalhar com as crianças. É assim que elas têm oportunidade de perceberem que o conhecimento é repleto de significados e que dele dependem nossas ações cotidianas, pois só amamos e defendemos aquilo que conhecemos e este conhecimento pode estar ao alcance de todos.
Mídias e Tecnologias Envolvidas
· Jornais, revistas, fotos; TV, Vídeos, aparelho de DVD, projetor de multimídia, computadores ligados à internet, impressoras, scaner, câmara digital, filmadora, aparelho de som (caixa de som, microfones...) e micro system.
Público Alvo
Ensino Fundamental
Disciplinas Envolvidas
1. ARTES;
2. HISTÓRIA;
3. LÏNGUA PORTUGUESA;
4. GEOGRAFIA;
5. MATEMÁTICA
· Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.
JUSTIFICATIVA
Justificamos a elaboração do Projeto “O Dia do Índio”, considerando que o tema merece todo respeito e atenção, pois o mesmo deve ser comemorado para que seja lembrado, não só nesta data específica, pois eles são nossos precursores nesta Terra tão Querida.
Assim, a escola não pode ficar alheia à realidade que hoje cerca nossos irmãos indígenas e deve oportunizar aos seus educandos conhecer esta realidade e a influência que ainda hoje, esse povo tão heroico, pode nos oferecer.
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
- A partir do tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo.
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
- A partir do tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo.
SENSIBILIZAÇÃO
- Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião.
- Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já têm sobre o assunto (Conhecimentos Prévios). Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz.
- Logo em seguida, em outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.
Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.
Formulação de Problemas
Questionar em classe:
- Ainda existe preconceito com os índios?
- O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?
- O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?
GEOGRAFIA:
- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica
HISTÓRIA:- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
- Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira
LÏNGUA PORTUGUESA: - Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
- Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
- Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
- Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.
ARTES:
- Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
- Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
- Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.
MATEMÁTICA
- Levantar dados através de pesquisas no site IBGE sobre a distribuição da população indígena no Brasil;
- Índice de mortalidade tanto infantil como dos indígenas adultos;
- Estes dados servirão como base para cálculos, levantamentos estatísticos, gráficos e tabelas.
ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
1ª Fase
· Apresentação e divulgação do PROJETO “O DIA DO ÍNDIO” aos professores
· Apresentação e divulgação do Projeto aos educandos;
· Formar grupos para que os educandos possam desenvolver pesquisas e atividades diferentes para apresentarem o resultado do Projeto desenvolvido.
2ª Fase
· Organizar os micros para realizar as atividades
· Selecionar os sites e os vídeos que serão utilizados;
· O professor Gerenciador da STE deverá auxiliar os alunos/grupos quanto as suas pesquisas e elaboração de apresentações/Vídeos para finalização do projeto.
3º Fase
· O encerramento do Projeto será feito com a exposição dos trabalhos, apresentação dos vídeos, teatros, danças, exposição de cartazes (e ou artesanatos), leituras de textos e poesias, que deverão ser apresentados para toda comunidade escolar;
AVALIAÇÃO
· A avaliação será feita no decorrer das atividades, com o professor observando o interesse, a participação, a mudança de postura em relação aos povos indígenas e a interação entre os alunos participantes do projeto.
· Ou ainda a critério do professor, e de acordo com a realidade da disciplina e que está sendo aplicada.
LINKS PARA SITES COM IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE OS ÍNDIOS E DIVERSAS ATIVIDADES SOBRE O TEMA
Diversas informações sobre os índios brasileiros
Página especial sobre os índios brasileiros, dados com, Informação, Imagens Relativos á questão indígena.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/numeros.htmlOs números dos Índios no Brasil
Museu do índio, importantes informações atualizadas sobre os indígenas
Série da TV Escola- Diversos Vídeos - Diversos Assuntos - Os episódios, de aproximadamente 18 minutos, são:
- Quem São Eles?
- Nossas Línguas
- Boa Viagem Ibantu!
- Quando Deus Visita A Aldeia
- Uma Outra História
- Primeiros Contatos
- Nossas Terras
- Filhos da Terra
- Do Outro Lado do Céu
- Nossos direitos
Pesquisa Escolar - Por que 19 de abril é o Dia do Índio? Aprenda mais sobre esta e outras questões relacionadas à cultura indígena clicando nos links abaixo.
A CERÂMICA DOS ÍNDIOS WAURÁS
http://www.ceramicanorio.com/artepopular/ceramicaterena/ceramicaterena.htm Cerâmica Terena – MSPARÁ-PA
CERÂMICA MARAJOARA-PA ; CERÂMICA TAPAJÔNICA-PA ;
CERÂMICA DOS ÍNDIOS KARAJÁS
http://muhpan.wordpress.com/page/2/ - Museu de História do Pantanal
http://www.rosanevolpatto.trd.br/lendalivrodebarro1.htm Cerâmica Indígena
http://www.portalms.com.br/noticias/Em-MS-vivem-mais-de-62-mil-indios-em-31-municipios/Mato-Grosso-do-Sul/Cidadania/13777.html
Em MS vivem mais de 62 mil índios em 31 municipios
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaranis história dos índios
http://www.desvendar.com/especiais/indio/indio.asp O ÍNDIO
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/indio1/processo.html v DIVERSAS ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADAS ONLINE- (PARA AS DIVERSAS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARA AS DIFERENTES SÉRIES/ANOS)
Para elaborar a pesquisa e atividades utilize os seguintes sites:
Índios -
Reflexão
Reflexão
Dia do indio - quiz
Plenarinho
Profª. Ana Elisabete Pozza
Profª. Ana Elisabéte Pozza
smartkids
Profª. Ana Elisabéte Pozza
Dia do índio - BRkids.com.br
Profª. Ana Elisabéte Pozza
Profª Ana Elisabéte Pozza
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