Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2012

ATIVIDADES PARA OS ANOS INICIAIS

ABC BEBELÊ - MODO INTELIGENTE E DIVERTIDO DE APRENDER
Diversas Atividades e Animações - Ótimo para Alfabetização.



ESCOLA GAMES: Diversos Jogos Educativos (Português, Matemática entre outras disciplinas – para todos os Anos e para diversos Níveis de dificuldades.





http://www.jogosdaescola.com.br/play/
Diversos Jogos para brincar e aprender

Bom Trabalho!!!!


 Fontes
http://guilhermehildebrand.com.br/sitenovo/atividades-escolares/atividades.html
 http://www.escolagames.com.br/jogos.asp
http://www.bebele.com.br/index.php
  


sexta-feira, 9 de março de 2012

Olimpíada Brasileira de Matemática_2012

                                           Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas premiará mil professores com tablets

 Já estão abertas as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, evento que distribuirá prêmios a alunos, escolas, secretarias de educação e professores. Mas atenção: o prazo para se inscrever termina em 30 de Março. (leia mais).
http://www.obmep.org.br/

  • Neste Link você encontrará as questões e a resolução em vídeo da prova aplicada na OBMEP/2011. É uma ótima oportunidade para que os alunos testem seus conhecimentos e tirem suas dúvidas quanto a resolução das questões.
http://www.obmep.org.br/provas.htm

terça-feira, 6 de março de 2012

PROJETO: O DIA DO ÍNDIO

 PROJETO: O DIA DO ÍNDIO


O Projeto “O DIA DO ÍNDIO” que tem por finalidade despertar o educando para o verdadeiro conhecimento sobre a realidade de vida dos indígenas.
Pois, somente através de uma proposta viva, é que podemos trabalhar com as crianças. É assim que elas têm oportunidade de perceberem que o conhecimento é repleto de significados e que dele dependem nossas ações cotidianas, pois só amamos e defendemos aquilo que conhecemos e este conhecimento pode estar ao alcance de todos.


Mídias e Tecnologias Envolvidas

·         Jornais, revistas, fotos; TV, Vídeos, aparelho de DVD, projetor de multimídia, computadores ligados à internet, impressoras, scaner, câmara digital, filmadora, aparelho de som (caixa de som, microfones...) e micro system.

Público Alvo
Ensino Fundamental


Disciplinas Envolvidas
1.   ARTES;
2.   HISTÓRIA;
3.   LÏNGUA PORTUGUESA;
4.   GEOGRAFIA;
5.   MATEMÁTICA

      TEMAS TRANSVERSAIS
·         Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.
 JUSTIFICATIVA
Justificamos a elaboração do Projeto “O Dia do Índio”, considerando que o tema merece todo respeito e atenção, pois o mesmo deve ser comemorado para que seja lembrado, não só nesta data específica, pois eles são nossos precursores nesta Terra tão Querida.
Assim, a escola não pode ficar alheia à realidade que hoje cerca nossos irmãos indígenas e deve oportunizar aos seus educandos conhecer esta realidade e a influência que ainda hoje, esse povo tão heroico, pode nos oferecer.
OBJETIVO GERAL
 
- Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais ou de classe social, de crenças, de sexo, de etnia e outras características individuais e sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
- A partir do tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo
.
 
SENSIBILIZAÇÃO


            - Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião.
- Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já têm sobre o assunto (Conhecimentos Prévios). Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz.
- Logo em seguida, em outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.
Formulação de Problemas
Questionar em classe:
- Ainda existe preconceito com os índios?
- O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?

Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo
GEOGRAFIA:
- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica


HISTÓRIA:- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
- Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira

LÏNGUA PORTUGUESA: - Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
- Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
- Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
- Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.

ARTES:
- Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
- Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
- Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.

MATEMÁTICA
- Levantar dados através de pesquisas no site IBGE sobre a distribuição da população indígena no Brasil;
- Índice de mortalidade tanto infantil como dos indígenas adultos;
- Estes dados servirão como base para cálculos, levantamentos estatísticos, gráficos e tabelas.
 
ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

1ª Fase
·         Apresentação e divulgação do PROJETO “O DIA DO ÍNDIO” aos professores
·         Apresentação e divulgação do Projeto aos educandos;
·         Formar grupos para que os educandos possam desenvolver pesquisas e atividades diferentes para apresentarem o resultado do Projeto desenvolvido.
2ª Fase
·         Organizar os micros para realizar as atividades
·         Selecionar os sites e os vídeos que serão utilizados;
·         O professor Gerenciador da STE deverá auxiliar os alunos/grupos quanto as suas pesquisas e elaboração de apresentações/Vídeos para finalização do projeto.
3º Fase

·         O encerramento do Projeto será feito com a exposição dos trabalhos, apresentação dos vídeos, teatros, danças, exposição de cartazes (e ou artesanatos), leituras de textos e poesias, que deverão ser apresentados para toda comunidade escolar;

AVALIAÇÃO
·         A avaliação será feita no decorrer das atividades, com o professor observando o interesse, a participação, a mudança de postura em relação aos povos indígenas e a interação entre os alunos participantes do projeto.
·         Ou ainda a critério do professor, e de acordo com a realidade da disciplina e que está sendo aplicada.
 
LINKS PARA SITES COM IMPORTANTES INFORMAÇÕES SOBRE OS ÍNDIOS  E DIVERSAS ATIVIDADES SOBRE O TEMA
Diversas informações sobre os índios brasileiros

Página especial sobre os índios brasileiros, dados com, Informação, Imagens Relativos á questão indígena.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/indio/numeros.html
Os números dos Índios no Brasil
Museu do índio, importantes informações atualizadas sobre os indígenas

Série da TV Escola- Diversos Vídeos - Diversos Assuntos     - Os episódios, de aproximadamente 18 minutos, são:
  1. Quem São Eles?
  2. Nossas Línguas
  3. Boa Viagem Ibantu!
  4. Quando Deus Visita A Aldeia
  5. Uma Outra História
  6. Primeiros Contatos
  7. Nossas Terras
  8. Filhos da Terra
  9. Do Outro Lado do Céu
  10. Nossos direitos
Pesquisa Escolar - Por que 19 de abril é o Dia do Índio? Aprenda mais sobre esta e outras questões relacionadas à cultura indígena clicando nos links abaixo. 
A CERÂMICA DOS ÍNDIOS WAURÁS
http://www.ceramicanorio.com/artepopular/ceramicaterena/ceramicaterena.htm     Cerâmica Terena – MS
PARÁ-PA
CERÂMICA MARAJOARA-PA    ;     CERÂMICA TAPAJÔNICA-PA    ;  
  CERÂMICA DOS ÍNDIOS KARAJÁS
http://muhpan.wordpress.com/page/2/   - Museu de História do Pantanal
http://www.rosanevolpatto.trd.br/lendalivrodebarro1.htm        Cerâmica Indígena
http://www.portalms.com.br/noticias/Em-MS-vivem-mais-de-62-mil-indios-em-31-municipios/Mato-Grosso-do-Sul/Cidadania/13777.html                    
Em MS vivem mais de 62 mil índios em 31 municipios
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaranis       história dos índios
http://www.desvendar.com/especiais/indio/indio.asp     O ÍNDIO
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/indio1/processo.html
  v  DIVERSAS ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADAS ONLINE- (PARA  AS DIVERSAS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS E PARA AS DIFERENTES SÉRIES/ANOS)
Para elaborar a pesquisa e atividades utilize os seguintes sites:
Índios -
             Reflexão
 Dia do indio - quiz
 Plenarinho
       Profª. Ana Elisabete Pozza
      Profª. Ana Elisabéte Pozza
            www.youtube.com
              www.smartkids.com
              http://www.plenarinho.gov.br/
 smartkids
             www.tribodoguarana.net
               Profª. Ana Elisabéte Pozza
Indios brasileiros - Montar cenário
                    
http://www.smartkids.com.br/
             www.recreionline.abril.com.br
Dia do índio -  BRkids.com.br
Profª. Ana Elisabéte Pozza
Profª Ana Elisabéte Pozza
         www.youtube.com
Sepé Tiaraju
               www.youtube.com
 











    




quarta-feira, 5 de outubro de 2011

REPOSITÓRIO DE ATIVIDADES


ATIVIDADES EDUCACIONAIS PARA ALUNOS DO 1º AO 4º ANOS 
              PROFESSORES, NESTE LINK DO NTM DE CASCAVEL-PR, VOCÊS ENCONTRARÃO ATIVIDADES PARA  ALUNOS DO 1º AO 4º ANOS, DE TODAS AS DISCIPLINAS.
AS ATIVIDADES ESTÃO SEPARADAS POR ANO (SÉRIE) E POR DISCIPLINA.

NÃO DEIXEM DE CONFERIR...SÃO ÓTIMAS !


   
Fonte: http://alexandrente.blogspot.com/2011/10/atividades-educacionais-para-series.html

terça-feira, 4 de outubro de 2011

HOMENAGEM AO PROFESSOR

15 de Outubro - dia do Professor

Professor, ao longo de tua caminhada
tu guias o caminho de seus alunos…  
Mostra a cada momento compreensão,
luta, paciência, inteligência e dedicação.
E diante disso
carregam juntos na bagagem da vida o ensinamento eterno.
Nesse dia especial desejo: sucesso e
que a tua estrela continue sempre brilhando…
Este Vídeo foi selecionado especialmente para você...


Reflexão
              Sempre comentamos com as pessoas que o professor de hoje é um verdadeiro super-herói, tentamos passar adiante o que os profissionais da educação fazem em prol da sociedade, a sua importância no nosso meio.
Em tempos de violência, as pessoas esquecem que a grande base da pirâmide social é a família e a igreja, depois dela, a escola desponta como alicerce onde a criança passa a maior parte do seu tempo.
Essa instituição pública é o desembocadouro de todo tipo de pessoas, índoles, religião e tudo que possa miscigenar cabendo ao professor conciliar todos os problemas que certamente surgirão.
           A sociedade está cada vez mais violenta, a falta de respeito e a falta de amor ao próximo viraram uma constante. Muitos sociólogos estudam essa problemática, porém a resposta para essa situação está estampada em nossa frente: Educação.
Em tempos de governantes estrelados, percebemos que a violência aumentou, a droga se disseminou, a educação se diluiu, a falta de oportunidades seguiu atrás.
As promessas dos nossos mandatários são de fortalecer a segurança, mas a falta de oportunidades na educação vai gerar ciclicamente violência.
Administrar a Educação não é colocar escolas e por seguinte dar nomes bonitos a elas, não é criar projetos pífios que não vão a lugar nenhum. Administrar educação não é obrigar professor fazer prova de certificação; gerir educação é nortear alunos e professores para o desenvolvimento de ambos, com propostas que possam tirar o alunado do obscuro, criando mais oportunidades para eles.
Não adianta alardear nos segmentos da valorosa imprensa que a educação vai bem, se ela fosse bem, não existia essa convulsão social onde a falta de oportunidades transformou regiões de favelas em verdadeiros guetos cujo poder paralelo se consolidou.
Nesse dia dos professores vamos glorificá-los, pois a situação não está pior ainda porque os nossos heróis da caneta ainda norteiam muita gente que quer crescer, senão a anarquia geral e irrestrita já estaria dominando a “terra brasilis”.
Grandes profissionais do magistério sigam em frente, sem olhar para trás, não existe mal que dure para sempre, pois a vitória de quem pratica o bem é certa!
                                                           Autor: Marcelo de Oliveira Souza

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

               Em 15 de outubro de 1827 (no dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial no sentido de que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Surgiu apenas em 1947, exatamente 120 anos após o referido decreto, a primeira comemoração de um dia todo dedicado ao Professor. Foi em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de se organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro - data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Era na Escola Normal Oficial de Piracicaba (atual Instituto de Educação Sud Menucci), onde tinha ele estudado e por onde se formavam professores para o ensino básico. O diretor, Onofre Penteado, gostou da iniciativa. A festa foi um sucesso. No ano seguinte, o jornal “A Gazeta” fez a cobertura do acontecimento, que já contava com a adesão de um colégio vizinho: o Pais Leme, que ficava na esquina da Rua Augusta com a Av. Paulista. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para  depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

Curiosidade

Datas do Dia do Professor em diversos países

Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro                
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril


Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
Fontes:
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaprof5.htm#damaris
http://mundinhodacrianca.blogspot.com/2009/10/origem-do-dia-do-professor.html
http://www.youtube.com/watch?v=RQAWbhuV5PU