Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

REPOSITÓRIO DE ATIVIDADES


ATIVIDADES EDUCACIONAIS PARA ALUNOS DO 1º AO 4º ANOS 
              PROFESSORES, NESTE LINK DO NTM DE CASCAVEL-PR, VOCÊS ENCONTRARÃO ATIVIDADES PARA  ALUNOS DO 1º AO 4º ANOS, DE TODAS AS DISCIPLINAS.
AS ATIVIDADES ESTÃO SEPARADAS POR ANO (SÉRIE) E POR DISCIPLINA.

NÃO DEIXEM DE CONFERIR...SÃO ÓTIMAS !


   
Fonte: http://alexandrente.blogspot.com/2011/10/atividades-educacionais-para-series.html

terça-feira, 4 de outubro de 2011

HOMENAGEM AO PROFESSOR

15 de Outubro - dia do Professor

Professor, ao longo de tua caminhada
tu guias o caminho de seus alunos…  
Mostra a cada momento compreensão,
luta, paciência, inteligência e dedicação.
E diante disso
carregam juntos na bagagem da vida o ensinamento eterno.
Nesse dia especial desejo: sucesso e
que a tua estrela continue sempre brilhando…
Este Vídeo foi selecionado especialmente para você...


Reflexão
              Sempre comentamos com as pessoas que o professor de hoje é um verdadeiro super-herói, tentamos passar adiante o que os profissionais da educação fazem em prol da sociedade, a sua importância no nosso meio.
Em tempos de violência, as pessoas esquecem que a grande base da pirâmide social é a família e a igreja, depois dela, a escola desponta como alicerce onde a criança passa a maior parte do seu tempo.
Essa instituição pública é o desembocadouro de todo tipo de pessoas, índoles, religião e tudo que possa miscigenar cabendo ao professor conciliar todos os problemas que certamente surgirão.
           A sociedade está cada vez mais violenta, a falta de respeito e a falta de amor ao próximo viraram uma constante. Muitos sociólogos estudam essa problemática, porém a resposta para essa situação está estampada em nossa frente: Educação.
Em tempos de governantes estrelados, percebemos que a violência aumentou, a droga se disseminou, a educação se diluiu, a falta de oportunidades seguiu atrás.
As promessas dos nossos mandatários são de fortalecer a segurança, mas a falta de oportunidades na educação vai gerar ciclicamente violência.
Administrar a Educação não é colocar escolas e por seguinte dar nomes bonitos a elas, não é criar projetos pífios que não vão a lugar nenhum. Administrar educação não é obrigar professor fazer prova de certificação; gerir educação é nortear alunos e professores para o desenvolvimento de ambos, com propostas que possam tirar o alunado do obscuro, criando mais oportunidades para eles.
Não adianta alardear nos segmentos da valorosa imprensa que a educação vai bem, se ela fosse bem, não existia essa convulsão social onde a falta de oportunidades transformou regiões de favelas em verdadeiros guetos cujo poder paralelo se consolidou.
Nesse dia dos professores vamos glorificá-los, pois a situação não está pior ainda porque os nossos heróis da caneta ainda norteiam muita gente que quer crescer, senão a anarquia geral e irrestrita já estaria dominando a “terra brasilis”.
Grandes profissionais do magistério sigam em frente, sem olhar para trás, não existe mal que dure para sempre, pois a vitória de quem pratica o bem é certa!
                                                           Autor: Marcelo de Oliveira Souza

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

               Em 15 de outubro de 1827 (no dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial no sentido de que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Surgiu apenas em 1947, exatamente 120 anos após o referido decreto, a primeira comemoração de um dia todo dedicado ao Professor. Foi em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de se organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro - data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Era na Escola Normal Oficial de Piracicaba (atual Instituto de Educação Sud Menucci), onde tinha ele estudado e por onde se formavam professores para o ensino básico. O diretor, Onofre Penteado, gostou da iniciativa. A festa foi um sucesso. No ano seguinte, o jornal “A Gazeta” fez a cobertura do acontecimento, que já contava com a adesão de um colégio vizinho: o Pais Leme, que ficava na esquina da Rua Augusta com a Av. Paulista. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para  depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

Curiosidade

Datas do Dia do Professor em diversos países

Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro                
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril


Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
Fontes:
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaprof5.htm#damaris
http://mundinhodacrianca.blogspot.com/2009/10/origem-do-dia-do-professor.html
http://www.youtube.com/watch?v=RQAWbhuV5PU

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SIMULADOS DE MATEMÁTICA PARA O ENEM


Simulado Enem - Matemática

10 Questões de Matemática (Com Gabarito) elaboradas pela equipe do Inep de acordo com a reformulação do Enem

      













Bons estudos!...
Fonte: 

 http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/enem-matematica-488393.shtml






terça-feira, 27 de setembro de 2011

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DO 6º ao 9º ANOS DO 6ª AO 9º ANOS

          São recursos digitais que possam ser reutilizados para dar suporte ao aprendizado, os objetos de aprendizagem (OA) se constituem em mídias em diferentes formatos e linguagens que podem mediar os distintos processos de aprendizagem.
Sabendo que os OAs são de suma importância para a assimilação de conteúdos vistos em sala de uma forma dinâmica e recreativa, através de simulações, animações, desafios e jogos interativos, estou disponibilizando diversos links. Espero que sejam úteis para incrementar ainda mais as suas aulas.
Estes poderão ser utilizados tanto para reforçar como para introduzir conteúdos ministrados em sala de aula.
                                                      

7º ano

  Potenciação:
Regra de três:
 Números Inteiros:
Equações de primeiro grau:
Segmentos proporcionais:

8º ano


9º ano 
 
·  Báskara
Fonte: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/fundamental/baskara/index.html
             http://www.google.com.br/imagens/computador

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Projeto Dia das Crianças: JOGOS E ATIVIDADES PARA BRINCAR E APRENDER


                                                           Ser Criança

"Ser criança é acreditar que tudo é possível.

É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco

É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos

Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.

É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

               Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

                              Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
                                                                                                               Gilberto dos Reis


                                               


Projeto Dia das Crianças:
JOGOS E ATIVIDADES PARA BRINCAR E APRENDER

PÚBLICO ALVO: JD, 1º AO 5º ANO

Disciplinas Envolvidas: O Projeto é Multidisciplinar

Pesquisa e Organização: Maria Madalena Ribeiro Moleiro

Execução do Projeto: Professores do Jardim e do 1º ao 5º anos

Colaboradores: Professores da STE e Coordenadores Pedagógicos

Duração: Uma semana

Justificativa
Toda criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável. Neste sentido elaboramos este projeto com diversas atividades a fim de proporcionar lazer, diversão, entretenimento e uma socialização mais profunda e eficaz entre todos desta comunidade escolar.

OBJETIVOS

  • Oferecer às crianças uma semana com atividades diferenciadas,que valorizam a interação, a ética, a construção do conhecimento lógico e o gosto pelas manifestações artísticas;
  • Estimular a auto-estima;
  • Valorizar os direitos e deveres da criança;
  • Desenvolver a criatividade, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
  • Proporcionar boas maneiras e comportamentos adequados;
  • Despertar o Espírito solidário e fraterno;
  • Proporcionar jogos e brincadeiras.
                                                       Desenvolvimento

O Projeto terá início na primeira semana do mês de Outubro e os professores poderão trabalhar as seguintes atividades

1º Momento: Os professores debaterão em sala com os alunos textos, dados e informações sobre o dia da criança:
Como surgiu o dia da Criança
Como surgiu o dia da Criança no Brasil
     Declaração dos Direitos da Criança
    Os Deveres da Criança: NA SUA ESCOLA, EM SUA CASA e NO SEU PAÍS
 
 
2º Momento: Na Sala de Tecnologias os alunos assistirão vídeos sobre:

http://www.youtube.com/watch?v=vF_FrtxkLDU&feature=related
A Criança e os seus Direitos
Direitos da Criança
Conhecendo Estatuto da Criança e do adolescente com Renatinha
Oração da criança - Vídeo com Música
     Gibi Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente
      http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/dia-das-criancas.html
Desenhos para Imprimir e Colorir - Diversos sobre o Dia da Criança
     Palavras Cruzadas Direitos das Crianças e dos Adolescentes
    http://www.escolagames.com.br/jogos/direitoCrianca/
   Quiz sobre os Direitos da Criança e do adolescente
Em sala de aula os Professores poderão trabalhar produção de textos, interpretação e ilustração.
 
3º Momento: Na STE, para lazer e diversão, os alunos poderão acessar sites de jogos, histórias infantis e desenhos para colorir.

Sugestões de Sites


Vamos Pintar... Turma da Mônica
Jogos de meninas para colorir
Jogos de Meninas – Diversos
Jogos da Barbie – para Meninas
Jogos de Meninos – Diversos
Jogos para crianças – Diversos
Jogos Infantis - Diversos para meninas e Meninos
Jogos da Memória para meninos e meninas

  Videos Infantis - DIVERSOS
Aline Barros – Pula pula
Homenzinho Torto
Dança do Pingüim
A Bicharada
Toquinho – Aquarela
Lá vem o pato
A casa
A galinha Pintadinha
Os Três Porquinhos - O Porquinho Prático – Disney
Magali em Chapeuzinho Vermelho
Mônica e Cebolinha em: Um dia No circo
A formiguinha – Patati Patata
A formiguinha- Galinha Pintadinha

 Avaliação   
                    A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.