Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2015

Jogos Online de Filosofia, Artes, História, Geografia e Ciências para a Educação Infantil

Jogos Online de Filosofia, Artes, Geografia, História e Ciências para a Educação Infantil.

Nesta seção você encontrará jogos educativos e aplicativos para alunos de 4 a 6 anos, como você. Divirta-se, aprendendo!

Educação Infantil - Jogos Online de Filosofia, Artes, História, Geografia e Ciências


Educação Infantil - Jogos Online de Filosofia

  • As Diferenças

    As DiferençasCompletar as cenas de acordo com os elementos apresentados.


    Educação Infantil - Jogos Online de  Artes



Educação Infantil - Jogos Online de História

Educação Infantil - Jogos Online de  Geografia

Educação Infantil - Jogos Online de  Ciências

  • Ciclo da Plantinha

    Ciclo da PlantinhaÀ medida em que a imagem do regador for clicada, a plantinha receberá água e crescerá.

  • Descobrindo Fontes de Energia para o Corpo

    Descobrindo Fontes de Energia para o CorpoNesta atividade, os alunos deverão montar quebra-cabeças com imagens de fontes de energia.

  • Animais Domésticos e Silvestres

    Animais Domésticos e SilvestresO aluno deverá estimar a quantidade de animais silvestres/domésticos que aparece na tela. Depois deverá separá-los de acordo com a legenda. Por fim, ele construirá o gráfico arrastando as imagens para cada setor.

  • Vida de Borboleta

    Vida de BorboletaO aluno deverá acompanhar a história Vida de Borboleta interagindo com ela.

  • Mundo Animal no Maternal

    Mundo Animal no MaternalOs alunos terão acesso a diversas atividades relacionadas ao reconhecimento de animais.

FONTES:

http://of2edu.blogspot.com.br/2012/07/jogos-online-para-educacao-infantil-e.html

http://www.noas.com.br/educacao-infantil/

Jogos Online de Matemática para Educação Infantil

Nesta seção você encontrará jogos educativos e aplicativos para alunos de 4 a 6 anos, como você. Divirta-se, aprendendo!

Educação Infantil -  MATEMÁTICA

  • Barras e Números

    Barras e NúmerosNesta atividade, os alunos deverão relacionar as medidas das barras à quantidade representada no balão.

  • Contanto Letras

    Contanto LetrasNesta atividade o aluno digitará a letra que falta para completar a palavra. Logo em seguida, ele deverá escolher uma barrinha para representar o número de letras que ela possui.

  • Ponteiros à Solta

    Ponteiros à SoltaOs alunos, de acordo com a atividade escolhida, deverão configurar o relógio, arrastando e rotacionando os ponteiros, identificar frações de horas e observar a transição do dia para a noite conforme as horas passam.



  • Tangram

    TangramAtividade que possibilite aos alunos o desenvolvimento de sua coordenação motora e raciocínio lógico, manipulando e analisando os possíveis locais de encaixe das formas.

  • Reta Numérica na Lagoa

    Reta Numérica na LagoaNesta atividade, os alunos deverão observar os números apresentados na placa e levar o sapo até a pedra que contém o mesmo número pulando de pedra em pedra.

  • Reta Numérica Submarina

    Reta Numérica SubmarinaNesta atividade, os alunos deverão levar o peixinho à frente, clicando nas bolhas de acordo com as orientações dadas.

  • Percepção

    PercepçãoPosicionar os desenhos apresentados de acordo com suas respectivas sombras.

  • Sete Erros

    Sete ErrosOs alunos deverão interagir identificando os sete erros e marcando-os na imagem com um clique.

  • Ordenando Números

    Ordenando NúmerosNesta atividade, os alunos deverão ordenar os números posicionados à esquerda na pirâmide da direita.

  • Jogo da Páscoa

    Jogo da PáscoaEstimular a percepção visual, fazer a associação correta dos ovos de acordo com as cores e com as quantidades apresentadas.

  • Jogo das Cores

    Jogo das CoresConstatar relações de quantidade e verificar a escrita de algumas palavras.

  • Brincando com os Números

    Brincando com os NúmerosOs alunos deverão clicar na quantidade de objetos para representar os números de 1 a 10.

  • Nomeando os Numerais

    Nomeando os NumeraisNesta atividade, os alunos encontrarão 3 fases, nas quais deverão relacionar os números à escrita e à quantidade.



  • Coletando Frutas

    Coletando FrutasNesta atividade, o aluno terá que identificar o valor dos números.

  • Animais Domésticos e Silvestres

    Animais Domésticos e SilvestresO aluno deverá estimar a quantidade de animais silvestres/domésticos que aparece na tela. Depois deverá separá-los de acordo com a legenda. Por fim, ele construirá o gráfico arrastando as imagens para cada setor.

  • Brincando e Aprendendo com Gráficos e Tabelas

    Brincando e Aprendendo com Gráficos e TabelasSerão abordados gráficos, tabelas e estimativa conforme temas diversos propostos às crianças.

  • Seja um Investigador

    Seja um InvestigadorO aluno deverá identificar os meios de comunicação nas cenas e organizá-los no álbum conforme os sentidos utilizados.

  • Vida de Borboleta

    Vida de BorboletaO aluno deverá acompanhar a história Vida de Borboleta interagindo com ela.

FONTE:

http://www.noas.com.br/educacao-infantil/matematica/

 

terça-feira, 10 de março de 2015

Jogos Online de Língua Portuguesa para a Educação Infantil

Jogos de Língua Portuguesa, Matemática, Filosofia, Artes, História, Geografia e Ciências

Nesta seção você encontrará jogos educativos e aplicativos para alunos de 4 a 6 anos, como você. Divirta-se, aprendendo!

Educação Infantil - LÍNGUA PORTUGUESA



Colorindo e Aprendendo

Colorindo e Aprendendo 

 Associar as letras (consoantes e vogais) às cores estabelecidas. As consoantes deverão ser coloridas de vermelho, e as vogais, de azul.


Contando Letras
    Contando Letras
  • Nesta atividade o aluno digitará a letra que falta para completar a palavra. Logo em seguida, ele deverá escolher uma barrinha para representar o número de letras que ela possui.

  • Aprendendo o Alfabeto

    Aprendendo o AlfabetoSão duas atividades relacionadas ao alfabeto. Na primeira, as letras do alfabeto deverão ser encaixadas nas divisões de uma centopeia e, na segunda, deverão ser encaixadas em formas que, quando juntas, formarão um favo de mel.



  • Brincando e Associando

    Brincando e AssociandoNesta atividade, os alunos deverão associar as imagens aos respectivos nomes.

  • Brincando com as letrinhas

    Brincando com as letrinhasColorir os quadradinhos, com a cor de sua preferência, de acordo com a quantidade de letras que formam a escrita das palavras.

  • Brincando com Vogais

    Brincando com VogaisNesta atividade, os alunos deverão completar as palavras com as vogais do alfabeto identificando essas pelas imagens que as representam.


  • Formando Palavras

    Formando PalavrasNesta atividade, os alunos deverão formar palavras com as letras embaralhadas colocando-as na ordem correta.

  • Máquina das Cores

    Máquina das CoresOs alunos deverão misturar as cores primárias e observarem as cores produzidas.

  • Brincando com o Alfabeto

    Brincando com o AlfabetoAssociar a letra apresentada à palavra, de acordo com sua letra inicial.

  • Alfabeto em Ordem

    Alfabeto em OrdemArrastar as figuras que apresentam as letras do alfabeto para colocá-las na ordem correta.

  • Jogo da Memória

    Jogo da MemóriaO aluno deverá selecionar duas cartas por vez a fim de encontrar os pares de cartas que contêm a mesma palavra escrita de formas diferentes (letra de forma e letra cursiva).


  • Relacionando Sinônimos

    Relacionando SinônimosO aluno deverá encontrar, na parte inferior da tela, os sinônimos das palavras que estão sobre os aviões e arrastá-los para as respectivas faixas.

  • Jogo dos Sinônimos

    Jogo dos SinônimosOs alunos deverão relacionar palavras com mesmo valor semântico em três atividades: Localizando palavras com mesmo significado, formando pares de cartas com palavras sinônimas e utilizando-as em variados contextos.



  • Formação de Palavras

    Formação de PalavrasNesta atividade, os alunos formarão palavras que tenham duas sílabas utilizando os lados das peças.

  • Dominó das Sílabas

    Dominó das SílabasNesta atividade, os alunos formarão palavras com as sílabas que aparecem nas peças do dominó.

  • Fábrica de Figurinhas

    Fábrica de FigurinhasNesta atividade, os alunos relacionarão imagens de meios de transporte aos seus nomes.



 
Fontes: 

http://www.noas.com.br/educacao-infantil/lingua-portuguesa/

sexta-feira, 6 de março de 2015

PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL

PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL


  
SE QUISER CONHECER UM POUCO MAIS DESSE TRABALHO DE DIVULGAÇÃO ACESSE:
          
MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

RENATO PINHEIRO CONDURÚ (Belém-Pa, 25/08/1926 - 23/06/1974),  ENGENHEIRO-MATEMÁTICO PARAENSE:  INDO DO GUAMÁ ALÉM DO VAL DE CÃES ( solicite por e-mail: jbn@ufpa.br)

ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I -  MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

PROFESSORA SANTANA:  Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013,
 www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

 
CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S., CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA,
www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf,  acesso fev/15

NOTAS DE CÁLCULO I, SEGUNDO PRECEITOS DA FILOSOFIA ZENONISTA,
www.sobralmatematica.org/editora/notas_calculo_JBNascimento.pdf



Esse acervo foi fornecido por: Prof. João Batista do Nascimento - UFPA/ICEN/Matemática

 http://lattes.cnpq.br/5423496151598527


quinta-feira, 5 de março de 2015

DATAS COMEMORATIVAS – DIA INTERNACIONAL DA MULHER




DATAS COMEMORATIVAS – DIA 8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER 



08 DE MARÇO - DIA DA MULHER - VOCÊ É UM MULHERÃO ?
CONFIRA!!!!!!   VEJA O VÍDEO!!!

https://www.youtube.com/watch?v=fGwaIwZmviM 

  DATAS COMEMORATIVAS – ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Pequeno histórico sobre a origem do Dia Internacional da mulher







                                    
FONTES:
http://www.desenhoseatividades.com/2013/02/dia-internacional-da-mulher-atividades_22.html